Organizados pelo Movimento Popular por Moradia (MPM), moradores das vilas Harmonia, Eldorado, Esperança e Nova Conquista, além das ocupações Nova Primavera e Recanto das Natureza, bloquearam as duas pistas da BR-376, no quilômetro 595 do Contorno Sul, Cidade Industrial de Curitiba, na manhã desta quinta-feira (08).

continua após a publicidade

O bloqueio da rodovia começou por volta das 9h30, quando os manifestantes queimaram pneus nas pistas, provocando um congestionamento superior a 10 quilômetros e as pistas só foram liberadas às 11h25. Nas contas do MPM, mais de 500 pessoas participaram do ato. O protesto, que faz parte da Jornada Nacional de Luta por Moradia Digna, pediu mudanças no programa do governo federal Minha Casa Minha Vida. Os manifestantes alegam que o programa não enfrenta o aumento do preço dos terrenos e dos aluguéis e que o déficit habitacional atinge 6 milhões de pessoas.

Reunião

Fernando Pena, coordenador do MPM, informou que hoje, a partir das 9h, a Assessoria da Presidência da República vai receber os coordenadores locais para discutir a construção de moradias populares na ocupação Nova Primavera, que fica na Estrada Velha do Barigui, na CIC. Ao todo, devem ser construídos 22 prédios de quatro andares, totalizando 253 unidades. De acordo com a Cohab, as áreas citadas pelos manifestantes estão em processo de regularização.

continua após a publicidade