Um protesto de funcionários da Urbs travou o trânsito já complicado no entorno da Rodoferroviária na tarde desta quarta-feira (23). Os servidores se revoltaram com a demora no pagamento do salário de dezembro, que deveria ter sido pago no último dia 15, junto com a segunda parcela do 13º.
Após a assembleia geral, ocorrida às 15h desta quarta-feira (23), decidiu-se pelo fechamento da via que dá acesso à rodoviária e que libera a saída de ônibus. O bloqueio durou cerca de duas horas e, por volta das 17h, foi liberado. Os ônibus que chegavam tinham que desembarcar os passageiros na Avenida Affonso Camargo e os veículos que estavam dentro da estação não conseguiram sair. A estimativa é de que o protesto tenha afetado a circulação de 40 ônibus de viagem.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná (SindiUrbano), a Urbs fez o repasse de apenas 25% do valor devido nesta quarta e não tem previsão para o pagamento dos 75% restantes. Além disso, a empresa deu recesso a seus trabalhadores a partir desta quinta-feira (24) até o dia 03 de janeiro do ano que vem. “Se, até lá, não tiverem feito o repasse, realizaremos uma nova assembleia para decidir o que pode ser feito em relação a essa situação”, afirmou Valdir Aparecido Mestriner, presidente do SindiUrbano.
“Do nosso ponto de vista, não há nenhuma justificativa para o não pagamento dos salários, já que a entrada de receita para a Urbs é a mesma e constante ao longo do ano. Isso é, na verdade, um descaso da Prefeitura com relação aos seus funcionários”, disse Valdir.