Funcionários das escolas estaduais do Paraná protestam na manhã desta sexta-feira (24), em Curitiba. A mobilização faz parte de um movimento que acontece em todo o País, um dia de greve nacional em defesa do piso salarial dos professores. Os manifestantes se reuniram na Praça Santos Andrade e de lá partiram, por volta das 10h30 em direção ao Palácio do Iguaçu, aonde chegaram por volta de 11h40.
O objetivo do protesto é fazer com que a Lei 11.738, que institui o piso salarial nacional do magistério, seja implementada nos estados e municípios conforme o texto aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Lula, em 2008. A Lei do Piso entrou em vigor no dia 1° de janeiro de 2009 e prevê um piso atualizado de R$ 1.132,90 e 33% de hora-atividade.
As reivindicações no Paraná tem ainda como principais enfoques a equiparação salarial (reajuste de 25,97% para professores e funcionários), o cargo de 40 horas, auxílio transporte para todos os funcionários, posse dos funcionários concursados e a melhoria das condições de trabalho e saúde dos educadores e a instituição de um plano estadual de educação.