Protesto contra a privatização dos Correios

Trabalhadores dos Correios deram um “abraço simbólico” ontem pela manhã em frente à agência central e sede da administração da empresa, na Rua João Negrão, em Curitiba, para protestar contra a possível privatização da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). Manifestações da categoria se repetiram em outras cidades do País.

De autoria do deputado federal Régis de Oliveira (PSC-SP), o Projeto de Lei (PL) 3.677/2008, que tramita no Congresso Nacional, acaba com o monopólio da ECT para transporte e entrega de correspondência em localidades ou horários não atendidos pela empresa.

No entanto, para o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR), caso a quebra do monopólio seja aprovada, há grande risco de demissão aos trabalhadores. “O emprego dos mais de 110 mil funcionários estará em risco”, afirma o secretário-geral do Sintcom-PR, Nilson dos Santos.

Segundo ele, não há motivo para privatizar os Correios. “A ECT é hoje uma empresa lucrativa”, diz. O deputado justifica, no PL, que os modelos existentes em muitos outros países não tem mais monopólio postal, tendo também serviços privados. Para o deputado, poderiam entrar neste mercado cerca de 15 mil empresas privadas que empregam hoje 1,5 milhão de trabalhadores.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna