A vacinação contra a gripe A (H1N1) para jovens na faixa etária dos 20 aos 29 anos foi prorrogada até o dia 7 de maio. No Paraná, a meta não foi atingida, pois somente 72,66% das pessoas nesse grupo foram imunizadas até agora. Doentes crônicos e crianças com menos de dois anos de idade também podem tomar a vacina até o dia 7 de maio.
A meta de vacinação para as grávidas, no Paraná, também não foi atingida ainda. Até agora, somente 70% delas receberam a dose. De acordo com o calendário de vacinação, as gestantes podem procurar as unidades de saúde até o dia 21 de maio.
Os jovens na faixa dos 20 aos 29 anos representaram 40% dos casos de gripe A no ano passado, no Paraná. O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR), José Lúcio dos Santos, vê esses dados com preocupação.
“Essa faixa etária não tem muita cultura de se vacinar, de procurar uma unidade de saúde. Mas é necessário, pois uma porcentagem grande deles foi atingida na primeira onda, no ano passado. É a faixa mais propensa a ter a doença, pois vive muito em ambientes fechados, como faculdades, casas noturnas, etc”, comentou.
Até o dia 13 de abril, foram confirmados no Paraná 668 casos de gripe A. Nove pessoas morreram. Em todo o País, foram vacinadas 36,9 milhões de pessoas até a manhã de ontem, segundo dados do Ministério da Saúde.
Essa quantidade representa 60% da meta que o Ministério pretende atingir. Em todo o País, cerca de duas mil pessoas morreram no ano passado por causa da gripe A (H1N1), sendo que 20% dos óbitos foram em jovens adultos.
Desde o último sábado iniciou a campanha de vacinação aos idosos, inclusive os que possuem doenças crônicas. Os idosos recebem, além da dose contra a gripe A, a vacina contra a gripe sazonal (a gripe comum). Os idosos podem ser vacinados até o dia 7 de maio.