Propostas para metrô serão abertas nesta quarta

A sessão de abertura das propostas de preço para os estudos e projetos de engenharia e estudos de impacto ambiental do metrô de Curitiba será nesta quarta-feira (4), às 14h30, no auditório do Ippuc – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (rua Bom Jesus, 669). O aviso foi publicado nesta segunda-feira (2) pela Comissão de Licitação.

Será a terceira fase da licitação. A primeira foi a de análise da documentação; na segunda foi avaliada a proposta técnica das empresas e consórcios participantes. O preço para cada um dos lotes será analisado nesta etapa dos trabalhos, interrompida em abril de 2008, quando o consórcio SEP, participante da licitação conseguiu suspender a continuidade da licitação por força de uma liminar.

O consórcio entrou na justiça após a sua desclassificação na etapa de qualificação técnica. A Justiça autorizou no último dia 27 a continuidade do processo de licitação.

Na fase de análise das propostas de preços, os valores apresentados não poderão ultrapassar o máximo estabelecido no edital. Para o lote 1, que compreende os Estudos e o Projeto Básico de Engenharia, os trabalhos não podem custar mais do que R$ 2,337 milhões. Para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima), definido no Lote 2, o custo não poderá ultrapassar R$ 370 mil.

Com a abertura das propostas, a Comissão de Licitação começa imediatamente a análise de todas as informações que compõem a proposta de preço. Não há data definida para conclusão desta análise, mas a expectativa da Comissão de Licitação é que tudo seja analisado o mais rapidamente possível.

Linha Azul

O projeto da Prefeitura de Curitiba prevê a construção da Linha Azul do metrô, com 22 km de extensão entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul. O sistema será subterrâneo em 19 km, escavado sob a canaleta do atual sistema de ônibus. No trecho entre o Passeio Público e a Praça Eufrásio Correia, o metrô passará embaixo das ruas Riachuelo e Barão do Rio Branco, um antigo corredor dos ônibus expressos.

A linha terá ainda um trecho elevado na avenida Winston Churchill, de 500 metros após o Terminal do Pinheirinho até a BR-476. Depois seguirá em superfície pela rodovia até o futuro Terminal da CIC-Sul, onde será implantado um Complexo que terá pátio de estacionamento, Centro de Controle Operacional e Centro de Manutenção, com os acessos especiais para os veículos do metrô.

Foram previstas no projeto 21 estações de embarque e desembarque ao longo da linha, com distância média de 1.000 metros entre elas. O veículo a ser utilizado deverá ter características leves podendo transportar aproximadamente 1.150 passageiros, em cada composição formada por quatro carros motorizados. A velocidade máxima prevista será de 80 km/h e a velocidade média operacional de 35 km/h.

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