Proposta protocolada nesta semana pelo vereador Dirceu Moreira (PSL) obriga motoristas e cobradores de ônibus do transporte coletivo a passar por avaliação psicológica a cada seis meses. Os testes seriam realizados pela Urbs.
“Motoristas e cobradores são profissionais expostos aos estresses gerados pelo trânsito, e isso resulta na manifestação de doenças que só são detectadas por ocasião de tragédias, devido à falta de acompanhamento psicológico”, considera o vereador.
Moreira se baseou em tragédias ocorridas na cidade para elaborar o projeto, como o acidente na Praça Tiradentes, em 10 de junho de 2010, quando um Ligeirinho da linha Colombo/CIC deixou 32 feridos e 2 mortos. O motorista teve mal súbito e o veículo colidiu contra a Lojas Pernambucanas.
Em setembro do mesmo ano, um biarticulado da linha Centenário-Campo Comprido com 180 passageiros ia no sentido bairro-centro quando perdeu o controle numa curva e atingiu cinco veículos estacionados na Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no Mossunguê.