Amanhã é dia de deixar o carro na garagem e pensar no meio ambiente. Trata-se do Dia Mundial Sem Carro, cujo principal objetivo, como o nome já diz, é largar mão do conforto individual do automóvel e partir para meios de transporte menos poluentes, como a bicicleta e o ônibus. Por causa da data, quem estiver passando pelo centro, amanhã, poderá pegar carona em um dos quatro ciclotaxis (charretes puxadas por bicicletas) que estarão circulando pela região.
Com capacidade para até três pessoas de cada vez, o ciclotaxi sairá da Rua Cândido Lopes contornando a Praça Tiradentes. Os passeios serão coordenados pela Organização Não Governamental Grupo de Transporte Humano, União de Ciclistas do Brasil, que deixarão as charretes à disposição para passeios nas principais ruas bloqueadas ao trânsito.
Roteiro
De acordo com a prefeitura de Curitiba, amanhã, o trecho central da Rua Marechal Deodoro, João Negrão à Marechal Floriano Peixoto; os acessos à Praça Tiradentes e Rua Barão do Rio Branco, entre o Paço Municipal e a André de Barros, parte da Praça Osório e proximidades da praça Santos Andrade estarão fechados ao trânsito das 6h às 20h. No lugar dos carros e motos, as ruas se transformarão em palcos para atrações artísticas, jogos, brinquedos, educação de trânsito, artesanato, exames de saúde e uma série de outras atividades de lazer e serviços para a população.
Nesse dia, apenas ônibus, bicicletas, pessoas a pé, veículos de serviços essenciais e de emergência terão acesso aos trechos interditados. Segundo a prefeitura, a idéia de participar do Dia Sem Carro é incentivar a comunidade a deixar o carro em casa e criar oportunidade de debate e reflexão sobre a necessidade de reduzir a emissão de poluentes, melhorando assim, a própria saúde.