Nos últimos anos, o Estado do Paraná tem se destacado como um grande exemplo nacional em práticas sustentáveis e crescimento socioeconômico. Com o objetivo de valorizar os homens e mulheres que contribuem diretamente para que as cidades paranaenses se mantenham limpas e organizadas, a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) passou a discutir neste mês de julho o projeto de lei que cria a Política Estadual de Valorização aos Profissionais de Coleta de Resíduos e Limpeza Urbana no Paraná.

continua após a publicidade

O texto, apresentado pelo deputado Ney Leprevost, quer reconhecer a importância desses trabalhadores para a saúde pública, o meio ambiente e a qualidade de vida da população paranaense. De acordo com a proposta, a nova política terá como principais objetivos destacar a carreira dos profissionais de coleta de resíduos e limpeza urbana, além de promover ações educativas e de conscientização junto à população paranaense. O texto busca, também, apoiar os municípios na modernização de equipamentos que auxiliam nas atividades desses trabalhadores, visando melhorar as condições de trabalho e a segurança; e colaborar com os órgãos responsáveis para uma fiscalização rigorosa das normas de segurança e saúde no trabalho.

“Devemos implantar políticas públicas nos municípios para garantir melhores condições de trabalho e remuneração justa aos profissionais. Bem como oferecer na rede estadual de saúde serviços de atenção e saúde específicos para esses trabalhadores, para a saúde física e mental de quem limpa nossos espaços”, destaca Ney Leprevost. “Queremos estabelecer, por exemplo, que os órgãos públicos garantam que os profissionais de coleta de resíduos e limpeza urbana tenham acesso gratuito a sanitários e água potável”, complementa.

Apesar da relevância do trabalho, os profissionais responsáveis pela limpeza das cidades paranaenses frequentemente enfrentam condições problemáticas, como longas jornadas, exposição a itens perigosos e falta de equipamentos adequados. “Precisamos valorizar esses trabalhadores. É fundamental não apenas em termos de justiça social, mas também para garantirmos que possam desempenhar suas funções de maneira segura e eficiente”, completa o deputado.

Vai encarar??

Vai encarar? Chácara pertinho de Curitiba proporciona esporte radical!

Só R$ 0,75?

Como pagar menos EstaR em Curitiba? Dica pode salvar seu orçamento!

Transporte

Parque Vila Velha recebe visita de animal “com alto risco de extinção”


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.



continua após a publicidade