Voto 2012

Propaganda política complica a vida da população na RMC

Moradores e comerciantes de Fazenda Rio Grande estão impacientes com a quantidade de carros de som com propagandas dos candidatos, que percorrem as ruas de todo o município nesta época de campanha. Na Avenida Brasil, localizada no bairro Nações e um dos pontos mais movimentados da cidade, a situação é mais complicada.

No último sábado, a reportagem da Tribuna esteve no local durante toda a manhã e observou a movimentação intensa dos carros de som divulgando os jingles dos cancorrentes à prefeitura e à Câmara Municipal. Em pouco menos de duas horas, mais de 20 automóveis sonorizados passaram pelo entrocamento da Avenida Brasil com as travessas Japão e Bélgica.

De acordo com Sandro Langer, proprietário de uma pequena papelaria, a poluição sonora do local atrapalha o atendimento dos clientes. “Toda eleição é essa bagunça. Som alto pra tudo quanto é lado. A gente aqui na papelaria tem que gritar pra conversar com a clientela. É um inferno”, conta.

Outro comerciante do local, que preferiu não se identificar por conhecer a grande maioria dos candidatos, afirma que com a proximidade do dia da eleição a situação vai piorar. “Daqui pra frente o barulho só tende a aumentar. E é complicado porque não conseguimos atender bem os clientes por causa do som alto. E não tem hora pra começar. Às vezes é muito cedo, outras vezes é muito tarde”, afirma.

Incomodou, reclame!

Apesar das reclamações dos comerciantes, a legislação eleitoral prevê a possibilidade de instalação de amplificadores de som e alto-falantes do início da propaganda eleitoral até a véspera da eleição, no período das 8h às 22h. No entanto, se o cidadão se sentir prejudicado pode fazer sua reclamação na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), localizada na Rua Itália, 319, ou através do site do TRE, no endereço www.tre-pr.jus.br.

Gerson Klaina
Carros de som dos candidatos não dão trégua na região da Avenida Brasil.
Gerson Klaina
Legislação permite uso de amplificadores das 8h às 22h.
Gerson Klaina
Denúncias de abusos devem ser feitas na sede do TRE.
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna