Projeto de lei do vereador Chico do Uberaba (PMN) prevê criação de faixas exclusivas de paradas para motocicletas nos cruzamentos de maior movimento. A proposta é baseada em medida adotada na Espanha e em cidades de São Paulo e busca a redução de acidentes, determinando espaço de 2,5 e 3 metros entre a faixa de travessia de pedestres e o limite de parada dos carros. O local deve ser identificado com pintura horizontal na via com a imagem de uma motocicleta.
Ciciro Back |
---|
Ricardo: corredor. |
A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) informou que todos os projetos envolvendo trânsito são analisados e parecer técnico preparado, mas ainda não recebeu a proposta. De acordo com parlamentar, a lei trará mais segurança aos motociclistas, evitando o conflito com automóveis no momento da abertura dos semáforos. “A área exclusiva vai evitar a disputa por espaço entre carros e motos”, opina. Segundo o vereador, os índices mostram queda de aproximadamente 90% de acidentes nos cruzamentos com a implantação do sistema.
Estudos
O advogado Marcelo José Araújo, presidente da Comissão de Direito do Trânsito da OAB-PR, afirma que “qualquer engessamento que o Legislativo faça é prejudicial”. Para ele, o melhor seria a aplicação da ideia como teste para estudos e medir os resultados. Araújo entende que os órgãos de trânsito do município precisam ter agilidade para realizar mudanças quando necessárias.
O motociclista Helyson Berno Suski afirma que não vê necessidade na proposta. Para ele, a sugestão apresentada não vai melhorar o trânsito. Também condutores de motos, Ricardo Pereira de Lara e Reni Gabriel Mendonça concordam que corredor exclusivo para trânsito de motos entre os carros teria maior utilidade. Comentam também que, em alguns locais, os motociclistas não conseguem trafegar entre os veículos e não teriam acesso à faixa de parada.