O Projeto Saúde do Bebê, desenvolvido pela concessionária de rodovias Viapar em
parceria com a Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI) de Mandaguari, começa a fazer a entrega de kits para mães carentes do município.
A presidente de APMI, Clarice Ignácio Pessoa Pereira, informa que serão entregues 40
kits, sendo que o programa tem o objetivo de orientar a futura mãe quanto aos cuidados em relação às fases pré e pós-parto. A iniciativa, ainda segundo Pereira, visa incentivar a realização dos procedimentos pré-natal junto às unidades de saúde locais, prevenir a mortalidade materno ? infantil, alertar sobre o perigo de doenças sexuais, a necessidade do planejamento familiar, a importância da amamentação, a alimentação da criança no primeiro ano de vida, entre outros assuntos. Segundo Pereira, a gestante só recebe o kit se comprovar ter feito no mínimo seis consultas pré-natais.
O kit contém edredom, travesseiro, dois conjuntos de pagãozinhos, pacote de fralda de
tecido, babador, calça plástica, dois cueiros e bolsa para bebê. De acordo com o
gerente de Recursos Humanos e Comunicação da Viapar, Marçal Siqueira, o Saúde do
Bebê teve início em dezembro de 2005. "Desde então, 312 mulheres foram beneficiadas e para este ano a meta é superar 2006"
"A Viapar investe em diversas outras ações sociais que visam contribuir para a formação de bons cidadãos", observa Inaro Fontan Pereira, presidente da concessionária, satisfeito com os resultados do projeto.