Curitiba

Projeto quer proibir a atividade de guardador de carro em Curitiba

O trabalho dos mais de 7 mil guardadores de carro pode estar com os dias contados. Projeto apresentado nesta semana na Câmara de Curitiba pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) pretende proibir a atividade. Polêmica, a proposta ainda deve ser discutida com o poder público e a comunidade.

O argumento do parlamentar é evitar situações constrangedoras de ameaças a motoristas que se recusam a pagar pelo serviço. “Tem os dois lados: aqueles que fazem o serviço há tempos e ficam conhecidos, mas também tem aquele que aborda e faz ameaças”, afirma Côrtes, que sugere investir na colocação dos guardadores de carros em outros setores.

O vereador cita Ponta Grossa e Cascavel e Novo Hamburgo (RS) como exemplos de municípios onde a atividade foi proibida e podem nortear a elaboração da lei em Curitiba. “A área pública é loteada pelas pessoas que passam a administrar a rua, inclusive em áreas onde é cobrado o EstaR”, diz.

Flanelinha x guardador

Para o presidente do Sindicato dos Guardadores de Carro do Estado do Paraná (Singuapar), Paulo Negrão, o foco do projeto deve ser o combate aos flanelinhas, que têm papel diferente dos guardadores de carros. Ele vai procurar Côrtes para discutir a proposta. “Os flanelinhas são os achacadores, que denigrem a imagem dos guardadores de carro, que estão previstos em lei federal”, ressalta. O sindicato tem registro de aproximadamente mil guardadores de carros e pretende cadastrar outros 6,5 mil trabalhadores da Grande Curitiba.

Os cadastrados recebem colete, boné e carteirinha com foto, onde consta a identificação do trabalhador e carimbo do sindicato. Eles estão proibidos de pedir dinheiro: o motorista dá o valor que quiser, se desejar. O Singuapar verifica a ficha criminal dos trabalhadores a cada dois meses e quem for flagrado trabalhando sob efeito de álcool ou drogas é punido. “Este trabalho gera empregos, é um meio de sobrevivência. Muitos conseguiram comprar carro, casa e estudaram sendo guardador”, defende.

Cursos de capacitação

De olho na Copa do Mundo, o sindicato programa cursos de capacitação aos guardadores de carros, com aulas sobre respeito no trânsito, educação e higiene, além de uma língua estrangeira para atender os turistas. A atividade deve acontecer na segunda quinzena do mês que vem, mas ainda não está definida que instituição irá ministrar as aulas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna