A Vila Torres será um dos bairros contemplados com o projeto Parques de Reciclagem Ecocidadão, criado pelo prefeito Beto Richa para promover a inclusão social dos coletores de recicláveis. Serão 25 parques, dois deles já inaugurados no Cajuru e no Boqueirão. “É um projeto exemplar, que organiza a coleta, protege o meio ambiente e aumenta a renda dos coletores”, diz Beto.
Na região da Vila Torres haverá dois parques, um deles já em implantação na esquina das Ruas Brasílio Itiberê e Reinaldo Machado. O Parque de Reciclagem é equipado com prensa, balança, empilhadeira e bancadas de separação de materiais. Além dos equipamentos, o espaço conta com cozinha, banheiros e área para carrinhos.
Os catadores que participam do projeto usam o parque de forma associada. Todo o material coletado é levado para o barracão para ser pesado, separado e prensado. Os participantes são identificados com crachás e uniforme. Os catadores também usam equipamentos de segurança dentro e fora do parque. Na Vila Torres, os coletores já estão fazendo reuniões para participar do projeto. “É um ótimo projeto, que ajuda na saúde dos catadores e melhora o trabalho”, disse Irenilda Arruda, presidente do Clube de Mães da Vila Torres.
Armazenamento
Atualmente, os catadores coletam por dia cerca de 500 toneladas de materiais recicláveis. Grande quantidade do material é armazenada em áreas à beira de rios, em quintais e até dentro das casas dos catadores. Os participantes do projeto também participarão de cursos de capacitação e de empreendedorismo.