Projeto prevê Museu da Medicina em Curitiba

O prefeito Beto Richa recebeu nesta sexta-feira (6) o presidente da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo, que apresentou o projeto da criação do Museu da Medicina. Macedo explicou que a Associação Médica possui o acervo necessário para constituir o novo museu, que poderá também se tornar ponto turístico para a cidade.

“Temos materiais interessantes e exclusivos para serem colocados à mostra para a população e visitantes da cidade, que certamente se interessarão por equipamentos que contam a história da medicina de Curitiba e do país, além de trazer informações, será de utilidade pública”, disse Macedo.

“Sem dúvida a iniciativa chama pela atenção, especialmente porque poderá se tornar um centro cultural e de contribuição à educação, uma vez que servirá de local para estudo dos acadêmicos universitários e de estudantes de escolas públicas e particulares”, disse Richa.

Durante o encontro, também foram discutidas ações para promoção de cursos de qualificação do quadro de profissionais da área médica em Curitiba, que inclui os profissionais da rede pública de atendimento nas unidades de saúde.

O objetivo é tornar o atendimento do médico generalista ainda mais qualificado, para evitar encaminhamentos desnecessários ao atendimento especializado. Os cursos de qualificação serão de 190 horas e oferecidos aos médicos associados.

Para a população, Macedo afirmou que serão iniciadas visitas técnicas em associações comunitárias vinculadas à Fundação de Ação Social (FAS) para o repasse de informações às lideranças nas comunidades sobre a forma de utilizar o Sistema Nacional de Atendimento Médico (SINAM) em Curitiba.

O sistema possibilita ao beneficiário cadastrado e seus dependentes atendimento na rede médica particular com custos de procedimentos até 40% mais baratos. Os valores são estabelecidos em tabela controlada pela Associação Médica do Paraná.