Projeto do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) prevê multa para pessoas que jogam lixo em locais inadequados. O valor da infração varia de acordo com o tamanho do objeto despejado. A lei é semelhante à que entrou em vigor no Rio de Janeiro há uma semana e diminuiu em 34% a quantidade de lixo recolhido das ruas. A proposta altera a lei de 2004 que trata do assunto.

continua após a publicidade

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Curitiba acatou parecer favorável à matéria. Para Côrtes (PSDB), se o documento for aprovado, será necessário prazo para regulamentar a lei e criar uma forma de fiscalizar. Essa parte deve ficar a cargo da Guarda Municipal e da Polícia Militar. O parlamentar também sugere a criação de órgão especializado com agentes fiscais.

A abordagem será feita no momento do despejo e o autor será multado através do CPF e do RG. Caso não esteja portando seus documentos, será encaminhado ao distrito policial. A notificação será emitida na hora, podendo ser retirada pela internet para pagamento. O valor varia de R$ 157 para objetos pequenos até R$ 980 para volumes acima de um metro cúbico. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente afirmou que não comenta projetos de lei antes da aprovação.

Cópia

continua após a publicidade

No Rio, três meses antes da lei entrar em vigor os agentes abordaram as pessoas sem aplicar multa. Em uma semana, a prefeitura divulgou que já houve redução da quantidade de lixo recolhido das ruas. A ação é executada no Centro e até o fim do ano pretende se espalhar para outros bairros.

 

continua após a publicidade