O Projeto de Lei 141/2008 está sendo comemorado pelos portadores de deficiência visual. O projeto, de autoria do senador paranaense Flávio Arns (PT), prevê que as cédulas apresentem possibilidades para que os deficientes visuais as identifiquem.
O projeto foi aprovado anteontem pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. A proposta segue agora para análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Para o presidente do conselho deliberativo fiscal do Instituto Paranaense de Cegos, Jair Alves de Oliveira, a medida será importante para facilitar a vida de quem é cego. “Esperamos que esse projeto seja aprovado. Ele daria muita independência para o deficiente visual para manusear o dinheiro”, garante.
Para o professor Valdomiro Valentim, que ensina português pelo método braile, a medida não só daria mais independência como evitaria que pessoas mal intencionadas lesem os cegos. “Seria muito bom ter alguma marcação, preferencialmente o braile. Com as moedas não temos problemas”, revela.