Projeto orienta idosos sobre prevenção ao HIV e à aids

Há cerca de 4 anos o zelador aposentado S.E.S teve sua rotina completamente alterada. Após passar por vários resfriados, seu médico sugeriu a realização de exames que detectaram a presença do vírus HIV. A partir daí, ele foi encaminhado para o Centro de Saúde Bruno Piancastelli para tratamento.

Hoje com 71 anos, ele vai ao local  todos os meses para receber o kit de medicamentos para combater o vírus. No centro, já se tornou amigo das enfermeiras que realizam com freqüência os exames para verificação da carga viral. “Eu não sei como peguei esta doença, mas estou bem e tenho uma vida normal”, disse.

O relato de S.E.S é um entre dezenas de histórias de pessoas com mais de 60 anos que se infectaram, nos últimos anos, com o vírus HIV/Aids em Londrina. Os dados da Diretoria de Epidemiologia da Secretaria de Saúde mostram que, de 2000 a 2007, foram registrados 42 casos de pessoas com mais de 60 anos infectados pelo HIV na cidade. Destes 24 são homens (57%) e 18 são mulheres (43%).

Para a gerente do Programa Municipal DST/Aids, Regina Cortez, o aumento no número de casos de aids na terceira idade é uma realidade em todo o país. Segundo ela, existem alguns fatores que colaboram para esta situação. “Os idosos de hoje tiveram uma melhoria na qualidade de vida, isso aumenta a atuação sexual, deixando-os mais vulneráveis à doença”, analisou.

Conforme Regina Cortez, trata-se de uma população que não tem o hábito de usar preservativo e que, culturalmente, não acredita na possibilidade de ser infectado com o vírus da  aids.”Eles acham que isso nunca vai acontecer com eles”, completou a gerente. Segundo ela foi pensando nestas questões que a Secretaria de Saúde, em conjunto com a Secretaria do Idoso e parceria com a  Universidade Norte do Paraná (Unopar), executa o Projeto de Prevenção DST/Aids para Idosos.

“O projeto está sendo realizado desde o mês de abril e tem o objetivo de orientar os idosos sobre os riscos das DST/Aids visando a prevenção de doenças”, explicou a secretária do Idoso, Cristina Coelho. Segundo ela, estagiários do curso de Enfermagem da Unopar foram capacitados para realizar as oficinas de educação em saúde. “O nosso cronograma prevê a realização de atividades até o final do ano junto a 12 grupos de idosos, que somam cerca de 800 pessoas”, informou.

A secretária disse ainda que durante os encontros são realizadas dinâmicas de grupo com orientação sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissívies. A próxima reunião ocorre amanhã (dia 12), às 14h, no salão paroquial do jardim Leonor, na avenida Rui Virmond Carnaschiali, nº 485.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna