Cerca de 10 mil meninos e meninas de zero a 12 anos receberam, na manhã de ontem, os presentes arrecadados pelo projeto Natal das Crianças: alegria e solidariedade. Neste ano, foram contabilizados cerca de 25 mil brinquedos, superando a marca do ano passado, quando foram distribuídos 21 mil. Neste ano, o projeto contou com a participação de aproximadamente 500 voluntários.
A ação começou com uma carreata para anunciar a chegada do Papai Noel, onde 200 carros partiram do Parque Barigui em direção à Vila Nova Barigui, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O número de veículos, entre carros, caminhões e motos, também superou 2008, que contou com 150 veículos participantes na carreata.
O evento, que conta com o apoio de 30 de instituições e associações, é uma iniciativa com fins filantrópicos onde, nas vésperas de Natal, vários voluntários se reúnem para distribuição de brinquedos às crianças carentes. O principal objetivo desse projeto é o de atender o maior número de crianças.
O coordenador do projeto é procurador do Estado, Paulo Gomes Júnior. Segundo ele, essa é a sétima vez que a ação é realizada. “Isso mostra que, para fazer uma criança feliz e praticar um ato de solidariedade, basta querer”, afirma.
Gomes Júnior conta que o Natal das Crianças surgiu em 2003, com menos de 10 pessoas participando e hoje são 500 pessoas envolvidas no projeto. “A cada ano há um aumento significativo no número de pessoas que se prontificam a colaborar com a iniciativa”, diz.
De acordo com o procurador, a ideia surgiu em 2002, quando ele foi passar o fim de ano com a família em um hotel na cidade de Bonito-MS. Na noite de Natal, foi contratado um Papai Noel para distribuir presentes.
“Quando ele entrou de carroça no hotel, outras crianças daquela comunidade entraram junto, mas acabaram ficando sem presente. Com isso houve um grande constrangimento. A partir daí, decidimos compartilhar o Natal com as crianças carentes”, explica.