O Instituto das Águas do Paraná (ÁguasParaná), a Sanepar e o Provopar Estadual desenvolvem um projeto-piloto durante a Operação Verão para aumentar o volume de materiais recicláveis coletado no Litoral. O trabalho foi iniciado em outubro e envolve prefeituras e oito associações, que reúnem mais de 250 catadores de material reciclável. O investimento nesta ação é de R$ 560 mil.
Os coletores recebem equipamentos de suporte como prensas, balanças, mesas de separação e equipamentos de proteção individual (coletes, bonés, luvas e botas) e coletiva (extintores de incêndio), além de orientações sobre organização e gestão. As associações irão receber todo o material reciclável coletado durante a temporada.
“O objetivo é dar condições dignas de trabalho a essas pessoas e proporcionar a elas a possibilidade de aumentar a renda obtida com a coleta seletiva. A sociedade também ganha com a redução do volume de resíduos destinado aos aterros, aumentando a vida útil desses equipamentos”, explica o diretor-executivo do ÁguasParaná, Everton da Costa Souza.