Projeto mapeia evolução do solo em bacia

O projeto de doutorado de um professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) bancado pela Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel) irá mapear a evolução do uso do solo na bacia hidrográfica do Rio Tibagi e comparar com a evolução da qualidade da água. "O estudo irá determinar o impacto da agricultura e do crescimento das cidades na qualidade da água que abastece a região da bacia", esclarece o criador do projeto, José Hilário Delconte Ferreira, da coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento Ambiental da UFTPR.

Batizado de "Relação entre a qualidade da água e a evolução do solo da bacia hidrográfica do Rio Tibagi", o projeto de doutorado irá avaliar os impactos através de fotos de satélites de 1985 até hoje, e analisará dados de estações de água da Copel e da Agência Nacional das Águas (ANA). "A partir disso iremos criar um banco de dados com informações da bacia, e a expectativa é que depois de concluído, o projeto se estenda para as demais bacias do Estado", diz Ferreira. Os dados, segundo o professor, podem ser utilizados para se descobrir os pontos de melhor e pior qualidade da bacia, ajudando a desenvolver programas para melhor utilização do recurso.

O custo do projeto está estimado em R$ 390 mil e será realizado durante três anos, começando já no início de 2006. Para isso será montado um laboratório de geoprocessamento no campus da UTFPR de Campo Mourão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo