Utilizar a comunicação como uma ferramenta de desenvolvimento e profissionalização, é o que pretende o projeto Interação Digital, voltado a 60 adolescentes com idade entre 16 a 18 anos, através de oficinas de ilustração em quadrinhos e webdesign. A iniciativa é da Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência (Ciranda) ? organização não governamental ?, em parceria com o Instituto Salesiano de Assistência Social e escolas estaduais Santos Dumont e Nílton Ferreira da Costa. O projeto é apoiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A coordenadora geral do projeto, Aline Gonçalves, explica que as atividades serão desenvolvidas até dezembro, três vezes por semana, no contraturno escolar. O objetivo, diz Aline, é promover a cidadania, desenvolver habilidades de comunicação e criar espaços para a mobilização social. A supervisora pedagógica do projeto, Daniele Farfus, explica que o programa foi dividido em quatro módulos. No primeiro serão desenvolvidas dinâmicas voltadas para a comunicação, seguidas de oficinas específicas ? internet, desenvolvimento de websites e ilustração, e história em quadrinhos. No terceiro módulo os adolescentes desenvolverão projetos de comunicação comunitária a partir do tema “respeito aos direitos para a construção da cultura da paz”. Na última etapa do programa haverá palestras, abertas à comunidade, abordando temas escolhidos pelos participantes, como artes, mercado de trabalho, drogadição e doenças sexualmente transmissíveis. Algumas agências de publicidade já se comprometeram em assumir adolescentes do projeto em estágios.
As atividades serão desenvolvidas no Instituto Salesiano, mas terá a participação de alunos das duas escolas envolvidas. O diretor do Instituto, padre Dácio Bona, afirma que a iniciativa vem somar com as atividades de iniciação profissional, educativas e de lazer já desenvolvidas na instituição. Criado há quarenta anos, o Instituto trabalha há dezoito anos com um público entre 7 a 21 anos de comunidades carentes da região.