O Projeto Jogue Limpo 2004 será lançando hoje, pela manhã, em Matinhos e Guaratuba, litoral sul do Estado. O programa, do Instituto Ecoplan, tem como meta conscientizar banhistas sobre a importância de não jogar lixo nas praias. O trabalho também educa a população sobre a separação do material orgânico do reciclável. Segundo o instituto, no verão passado foram recolhidas 10 mil toneladas de resíduos da orla. Ao longo dos 15 anos do projeto, o instituto estima que cerca de 100 mil toneladas de lixo deixaram de ir para o mar.

Neste ano, a 16.ª edição do Jogue Limpo, o trabalho será realizado por uma equipe de 30 jovens. As educadoras vão distribuir sacos de lixo em toda a orla de Matinhos e Guaratuba. A expectativa do coordenador do programa, Tércio Padilha, é de que cerca de 1,5 milhão de saquinhos sejam distribuídos aos banhistas. Os sacos são nas cores azul (para materiais recicláveis) e vermelho (para lixo orgânico).

De acordo com Padilha, quando as educadoras do programa distribuem os saquinhos também orientam o banhista sobre a separação do lixo. ?De maneira bem simples, as meninas do projeto ensinam o que é lixo reciclável e o que é material orgânico?, explica.

Lixeiras

Além dos saquinhos, 150 lixeiras duplas são instaladas ao longo da orla dos dois municípios. As armações têm espaço para dois sacos de lixo, também vermelho e azul para orgânico e reciclável. Padilha diz que as educadoras orientam aos banhistas que levem seus saquinhos ao suporte grande quando saírem da praia. ?Depois, esse material é recolhido pela empresa responsável pela limpeza do município?, completa Padilha.

A estimativa da Secretaria Estadual de Turismo, é de que cerca de 1 milhão de pessoas visitem as praias do Paraná durante esta temporada de verão. ?É uma concentração muito grande de pessoas. Às vezes, por ser férias e estar longe de casa, os veranistas acabam esquecendo que é preciso preservar o meio ambiente e de manter as praias limpas?, diz Padilha.

De acordo com a bióloga Fabíola Della Giacoma, voluntária do Ecoplan, o lixo pode comprometer a balneabilidade das praias, além de prejudicar a vida marinha. ?Muitos animais podem se enroscar nos dejetos e morrer por asfixia, estrangulamento, ferimentos ou infecções?, explica.

Segundo ela, peixes, aves, focas, leões-marinhos, tartarugas, golfinhos e baleias podem confundir o lixo que fica boiando com alimento e ingerir estes resíduos. ?Isso ocasiona diversos prejuízos ao organismo e até a morte destes animais. Pontas de cigarro, por exemplo, podem matar inúmeras espécies que as ingerem.? O projeto será realizado até o fim de fevereiro. Os banhistas poderão ainda buscar informações sobre o trabalho em uma das 14 barracas instaladas pelo Instituto Ecoplan na orla das praias de Matinhos e Guaratuba.

O Jogue Limpo é patrocinado pela companhia de Cimentos Itambé e pelo Instituto de Desenvolvimento Tuiuti. O projeto tem apoio da Fundação Pedro N. Pizzatto, OxDesign e do portal de notícias Ambiente Brasil.

Programa auxilia população local

Além de educação ambiental, o projeto também tem um cunho social. As educadoras que trabalham para o programa durante toda a temporada recebem cerca de R$ 400,00 por mês, além de R$ 150,00 para alimentação. Todas elas são moradoras dos próprios municípios litorâneos e aproveitam os meses de férias para reforçar o orçamento.

Para a estudante Janaína dos Santos Saporski, de 18 anos, que mora em Guaratuba, o dinheiro conseguido durante o trabalho temporário têm importância fundamental para auxiliar no pagamento de estudos. ?No ano passado usei meu salário para pagar meu curso pré-vestibular e neste ano, pretendo ajudar meu pai a pagar minha faculdade?, afirma Janaína. A jovem começa em março a faculdade de administração de empresas.

Janaina trabalhou no projeto durante a temporada passada. Segundo ela, o treinamento que recebeu para orientar os banhistas mudou seu comportamento. ?Antes não ligava, mas depois nunca mais joguei um papel de bala no chão. Procuro uma lixeira ou guardo no bolso mesmo?, diz a jovem.

continua após a publicidade

continua após a publicidade