Projeto de lei em análise na Câmara de Curitiba pretende criar o cargo de agente de trânsito. Atualmente a Urbs cede servidores para a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) para o trabalho. O Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba mostra insatisfação com a contratação de novos profissionais e defende que o cargo seja ocupado pelos guardas, assim como em outros municípios.

continua após a publicidade

O Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc) entrou com pedido de cancelamento da criação dos cargos e conseguiu adiar por três sessões a discussão do projeto. Para o presidente da entidade, Luiz Vecchi, os novos contratados vão trabalhar menos e receber mais. O sindicato propõe a unificação das secretarias de Trânsito e Defesa Social. Vecchi sugere que a Guarda assuma o controle do trânsito, como ocorre em outras cidades.

Em comunicado oficial, o Sigmuc diz que “não é contra a criação ou contratação de pessoal, porém reivindica que sejam guardas municipais. Isto pode ser feito por decreto criando um departamento dentro da Guarda com atividades e atribuições específicas de agente de trânsito”.

continua após a publicidade