O consórcio Novo Modal, formado pelas empresas Trends, Engefoto, Esteio e Vega, deve começar em março os estudos e projetos de engenharia para a construção do metrô de Curitiba. O consórcio venceu a concorrência pública que escolheu também a empresa que fará o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-Rima) do metrô. A empresa Ecossistema Consultoria Ambiental venceu a concorrência para a parte ambiental. O resultado final da licitação foi anunciado na tarde desta quinta-feira (5) pelo presidente do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e pelo presidente da Comissão de Licitação, Cléver Almeida.

continua após a publicidade

O valor dos Estudos e Projetos de Engenharia, que fazem parte do lote um da licitação será de R$ 2 milhões e 336 mil. O custo do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-Rima), trabalho previsto no lote 2, será de R$ 344,1 mil. Os envelopes contendo os preços foram abertos na última quarta-feira (4) e no mesmo dia a Comissão Especial de Licitação iniciou a análise da composição dos custos, cálculos e planilhas apresentadas nas propostas de preço.

O consórcio e a empresa vencedora da licitação abriram mão do prazo de recurso que seria de cinco dias úteis. A partir de agora, começam a ser tomadas as medidas para a homologação do resultado, assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço para o início dos trabalhos.

O consórcio tem o prazo máximo de 270 dias de trabalho e o EIA-RIMA deverá ser feito em 240 dias. Os trabalhos para os Estudos e Projetos de Engenharia começam a ser feitos antes. Aproximadamente 30 dias após o início dos serviços relativos ao lote um da licitação, terão início os trabalhos para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental. Esta diferença é necessária porque algumas informações dos estudos de engenharia subsidiarão o EIA-RIMA.

continua após a publicidade

O que será feito

O consórcio Novo Modal fará os estudos preliminares para a compatibilização dos projetos existentes, estudos topográficos, geotécnicos, geológicos, hidrológicos e de interferência, projetos geométricos, de terraplenagem, de obras viárias subterrâneas, superestrutura ferroviária, de edificações (estações, terminais, centro de controle e prédio administrativo), sistemas fixos e material rodante e elaboração do orçamento.

continua após a publicidade

Os especialistas da empresa Ecossistema elaborarão o Estudo de Impacto Ambiental, documento técnico que reúne informações sobre o que existe na cidade antes da implantação do metrô, como a obra poderá interferir na vida da cidade e as medidas que podem ser tomadas para a redução de eventuais impactos negativos. Já o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente traduzirá, de forma simples, as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental, de forma que qualquer cidadão possa compreender.

Enquanto os trabalhos dos dois lotes estiverem sendo feitos, a Prefeitura de Curitiba desenvolverá o estudo de viabilidade econômico-financeira e os estudos de modelagem que incluem, entre outros, o modelo de gestão do sistema que ser adotado no metrô. O Ippuc desenvolverá ainda os projetos básicos de comunicação visual e projetos geométricos, sinalização horizontal, vertical, semafórica e paisagismo da via estrutural sob a qual o metrô será implantado.