O projeto “Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes”, da Secretaria de Educação de Londrina, está entre os 15 melhores programas de formação de leitores do Brasil. O projeto foi selecionado entre mais de 2 mil inscritos de todo o país no Prêmio Vivaleitura, programa do Ministério da Educação que incentiva a formação de leitores em todo o país. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (2).
Entre os 15 melhores, o “Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes” foi o único projeto de Londrina selecionado e um dos dois do Paraná. Ele concorre na categoria “Escolas públicas e privadas”, sendo que para cada categoria foram selecionados cinco projetos. Portanto, o projeto de Londrina concorre com outros quatro, sendo eles desenvolvidos em Curitiba; Afogados da Ingazeira (Pernambuco); Campo Grande (Mato Grosso do Sul) e Iracema (Roraima).
Segundo o coordenador do projeto, Rovilson José da Silva, o sucesso do projeto se deve a dois fatores principais. O primeiro é o investimento da Prefeitura de Londrina em políticas de formação de leitores no município. O outro, é a pesquisa que vem sendo realizada nas escolas desde antes da implantação do projeto, em 2002. “São mais de 10 anos de pesquisa, com visita às escolas, participação, observação. Semente com muita pesquisa que se consegue melhorar a educação”, afirmou Rovilson.
Para ele, a principal articuladora é a própria secretaria. “Quem fomenta a proposta é toda a rede municipal de Educação”, explicou. De acordo com o coordenador, seria muito proveitoso se projeto o modelo do “Palavras Andantes” fosse adotado em nível nacional. “O reconhecimento pelo nosso trabalho mostra que, se o Ministério da Educação adotar a proposta vai haver muito mais leitores a cada dia no país todo.”
No dia 12 de novembro, em São Paulo, será anunciado o melhor projeto em cada uma das três categorias durante a festa de premiação, que vai contar com a presença dos finalistas. Os melhores de cada categoria vão receber um prêmio de R$ 30 mil. “Existem ainda muitas outras bibliotecas a organizar e a secretaria vem investindo nisso. Nosso objetivo agora é fazer com que o projeto frutifique e atenda ainda mais alunos e escolas”, ressaltou Rovilson.
O projeto
O “Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes” foi instituído no município em 2002 adotando estratégias como formação e promoção de encontros mensais com os professores da “Hora do Conto”, projeto de contação de histórias; criação de uma proposta pedagógica; incentivo aos professores para a elaboração das propostas de trabalho de mediação da leitura; instalação de biblioteca onde não exista; seleção de temas e autores dos livros do acervo.
Até então, das 78 escolas da rede municipal de Londrina, 2/3 possuíam bibliotecas com a “Hora do Conto”. O espaço físico da biblioteca tinha pouca iluminação, abarrotado de materiais da disciplina de educação física, com mobiliário reaproveitado de outros locais. O projeto promoveu a revitalização desses locais, com móveis adequados e organizados, assim como os livros, que foram renovados e catalogados, de acordo com as necessidades de cada escola. Além disso, a “Hora do Conto” agora é desenvolvida pelo menos uma vez por semana em cada turma de 1ª à 4ª série.
Projeto de educação londrinense está entre os 15 melhores do país
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