Projeto de Apucarana é exemplo de educação

O projeto de Educação Integral implantado desde 2001 em Apucarana, norte do Estado, foi escolhido para ser apresentado no seminário que debateu a ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, na semana passada em Brasília. O governo federal se prepara para implantar o Programa Mais Educação em 47 cidades brasileiras e a experiência paranaense será uma das referências.

O prefeito de Apucarana, Valter Aparecido Pegorer, comemora os bons resultados do projeto e fala que dinheiro não é problema. Se as outras cidades quisessem implantar o projeto, não teriam grandes dificuldades. ?Falta apenas vontade política?, avalia. Ele diz que o município gasta apenas 7% a mais do que é exigido pela legislação. Em vez de 25% do orçamento, gasta 32%.

Os alunos têm a

opção do caratê.

Ele explica que os 11.200 alunos passam oito horas por dia ocupadas. Em meio-período há as aulas convencionais e no restante do tempo participam de mais de 50 atividades diferenciadas, que incluem balé, artesanato, natação, teatro, música, entre outros. Também recebem três refeições por dia.

O prefeito disse que, no início, fez um levantamento dos espaços ociosos que tinham na comunidade como salões de igrejas, associações, quadras de esportes. A partir disso, as atividades começaram a ser implantadas nesses locais. Depois, ele construiu quatro novas escolas com mais 120 salas de aula.

O projeto não conta apenas com professores. Pegorer fez com convênios com academias que passaram a ministrar as aulas que exigiam conhecimento específico como o balé, o caratê e as oficinas de música. Além desses profissionais, a Prefeitura conta também com a ajuda de voluntários e de estagiários de universidades.

A evasão escolar despencou.

Os resultados podem ser vistos através dos números. Em 1999, o índice de evasão escolar era de 10% e agora baixou para 0,07%. A reprovação caiu de 14% para 6,6%. ?Pesquisas mostram que quanto mais atividades diversificadas as crianças fazem, mais têm capacidade para aprender?, explica. Além disso, diz que as atividades estão ajudando a melhorar a auto-estima dos alunos, fator essencial para a aprendizagem.Os indicadores sociais também são positivos. Com as crianças na escola as mães têm tempo para trabalhar fora e melhorar a renda da família. Segundo o prefeito, o índice de mulheres que conseguiram emprego cresceu 138% nos últimos anos. Ele diz ainda que os projeto também previne o problema da violência.

Ainda segundo Pegorer, se a cidade gasta mais com educação, também economiza. Os gastos com saúde, assistência social, e até com a reparação de equipamentos públicos estão diminuindo. ?A educação integral é uma opção?, diz. Junto com o projeto da cidade de Apucarana outras três cidades também apresentaram suas experiências no encontro.

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