As refeições de final de ano serão mais fartas para as famílias das Moradias Rio Bonito, em Curitiba. Elas começaram nesta semana a colheita de alface, almeirão, mostarda e outras hortaliças produzidas nas hortas comunitárias do Projeto Nosso Quintal, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Abastecimento, em parceria com a empresa Eletrosul e comunidade local.
Numa área de 25 mil metros quadrados, 45 famílias, com renda de até três salários mínimos, mantêm, em conjunto ou isoladamente, lotes com plantação de doze variedades de alimentos. São legumes, verduras e grãos como feijão e milho. A previsão do Departamento de Programas Comunitários da Secretaria é de que, neste primeiro ciclo, sejam colhidos cinco mil quilos de alimentos.
No próximo ano, a secretaria vai expandir em mais cinco mil metros quadrados a área para de produção, o que permitirá o ingresso de outras 20 famílias. Segundo o coordenador de Programas Comunitários, Humberto Malucelli, a produção agrícola urbana influencia na qualidade da alimentação das famílias, como também no orçamento doméstico.
Para irrigar as hortas, as famílias se uniram e construíram dois poços. A Prefeitura faz a organização das famílias, fornece assistência técnica especializada e parte dos insumos. As lavouras e hortas do Moradias Rio Bonito tendem a se tornar exemplos para outras regiões da cidade, onde a Prefeitura desenvolve projetos de agricultura urbana.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)