Programa social procura voluntários

O Instituto Pro Educare está precisando de voluntários, parceiros e patrocinadores para um programa social de educação previdenciária para crianças nas escolas da rede municipal de ensino. A entidade necessita de ajuda para operacionalizar a execução do projeto, que começa na primeira semana de maio em 22 escolas da Regional Boa Vista, com o envolvimento de cinco mil alunos, além de professores e a comunidade escolar.

O projeto piloto foi desenvolvido entre maio e dezembro do ano passado, com os alunos da 3.ª série do Centro de Educação Infantil Bela Vista do Paraíso, no Boa Vista. As crianças tiveram aulas sobre trabalho, direitos e deveres dos trabalhadores, a origem da Previdência, direitos e deveres na Previdência, orçamento familiar (como incluir a contribuição nas contas do mês) e a existência de várias formas de previdência. Além disso, os alunos trabalharam com o gibi Previdência em quadrinhos.

Segundo Elisangela Pereira, coordenadora executiva do instituto, o programa foi apresentado para a Secretaria Municipal de Educação em dezembro de 2005, recebendo o aval para ser implantado em toda a rede municipal de ensino. A secretaria não vai arcar com qualquer custo do projeto. Foi assim que a entidade começou a procurar voluntários, que se tornarão educadores com capacitação. Além disso, a área de atuação precisou ser reduzida, para que houvesse meios de implantação do programa.

O objetivo é introduzir conceitos de direitos e deveres previdenciários na sociedade, resgatando valores éticos. "A idéia surgiu dentro de um escritório de advocacia. Muitas pessoas chegavam para pedir informações com uma visão alterada, de que era apenas pedir a aposentadoria e pronto. Só possuem a visão assistencialista da Previdência. Se esquecem do dever, que têm de contribuir. A intenção do programa é criar a cultura básica de que é necessária a contribuição para ter o direito de receber o benefício", comenta Elisangela. Os alunos também passam a conhecer quais os outros benefícios que a previdência proporciona. Aprendem sobre a necessidade de poupar para o futuro (aposentadoria) e para situações imprevistas, como um acidente de trabalho.

O programa pretende realizar um levantamento de dados sobre a situação da comunidade onde a escola está inserida, com a intenção de buscar alterações previdenciárias. "Queremos despertar na criança o conceito de contribuição, mas também fazer uma pesquisa científica, para identificar o público e trabalhar com as suas necessidade", explica Elisangela. O Instituto Pro Educare ainda vai assinar o convênio de trabalho com a Secretaria Municipal de Educação para o desenvolvimento do projeto. Os interessados em ajudar a entidade podem entrar em contato pelo e-mail proeducare@yahoo.com.br ou pelo telefone (41) 3225-1535.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo