Uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Conselho Nacional do Sesi, o projeto ?Cozinha Brasil Alimentação Inteligente? será lançado hoje no Estado. Presente, agora, em todos os estados, o projeto fica este semestre em Curitiba e Região Metropolitana, mas a expectativa é que a partir de 2006 seja deslocado aos demais municípios.
?É um programa de reeducação alimentar. O projeto oferece cursos gratuitos e possibilita à população uma alimentação com mais valor nutritivo, segurança e menos gasto. Ensinamos a aproveitar o alimento em sua totalidade?, afirma o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli.
Meneguelli afirma que, da produção à mesa, o desperdício dos alimentos chega a 30%. ?Por um lado temos fome e por outro fartura. Jogamos muita coisa fora?, afirma. A base do projeto são os 27 caminhões-cozinha, equipados para servir de sala de aula. São dois os cursos oferecidos: um de dez horas de duração, para a comunidade em geral, e outro de 24 horas para os multiplicadores da educação alimentar – merendeiras, nutricionistas, profissionais da saúde. ?Hoje, em Curitiba, vou pedir aos empresários que se juntem e comprem mais caminhões que o projeto garante a manutenção. Um veículo custa em média R$ 160 mil. Se 20 ou 30 empresários ajudarem, fica fácil?, afirma Meneguelli.
Ao final do curso, os participantes recebem um livro com 250 receitas, entre elas cozido de carne com casca de melancia, bolo de casca de banana e até brigadeiro de mandioca. De acordo com a nutricionista Aline Nascimento, do MDS, pesquisas mostram que a população brasileira consome muito açúcar e deixa de lado hortaliças e frutas. Muitos por não saberem as maneiras de utilizá-las. ?A gente ensina as pessoas a resgatarem os hábitos alimentares de cada região. Não trabalhamos com a proibição de qualquer alimento e sim com a moderação e, principalmente, qualidade nutricional?, explica.
No Paraná, de acordo com o diretor executivo do Sesi, José Antônio Faris, está sendo disponibilizado apenas um caminhão e, em Curitiba, trabalham três nutricionistas e dois auxiliares de cozinha.