A Secretaria de Educação do Paraná, em parceria com o governo federal e prefeituras do estado, iniciou na semana passada a capacitação de profissionais para o Programa Paraná Alfabetizado. Segundo o coordenador do programa, Wagner Roberto do Amaral, estão programados 11 cursos com duração de quatro dias, de junho a agosto.
?Estão sendo capacitados cerca de 500 alfabetizadores por semana com para imprimir qualidade na alfabetização de jovens, adultos e idosos do Paraná", diz Amaral. Participam do programa, professores das redes estadual e municipais, professores habilitados e educadores populares (com formação de ensino médio completo), que residem e atuam em locais de difícil acesso.
Os alfabetizadores são voluntários, não têm vínculo empregatício e receberão R$ 260 por mês. O objetivo do programa estadual este ano é formar 5 mil turmas de alfabetização. As matrículas dos alunos podem ser feitas em qualquer tempo, pois serão abertas novas turmas de acordo com a procura.
?Quem conhecer uma pessoa não alfabetizada, que tenha interesse em estudar, deve orientá-la a procurar o colégio estadual mais próximo ou ligar gratuitamente para o número 0800 416200?, alerta o coordenador do Programa Paraná Alfabetizado.
Em 2006, dos 100.350 alfabetizandos cadastrados pelo Ministério da Educação nos três estados da Região Sul, quase 60% (59.976) eram alunos do Programa Paraná Alfabetizado. Para 2007, a meta é matricular mais 100 mil pessoas, chegando a um total de 230 mil alunos em quatro anos.
Segundo o censo do IBGE de 2005, o Paraná pode ter ainda perto de 5% da sua população com idade acima de 15 anos analfabeta.