O Comitê do Governo do Paraná, gestor do programa Minha Casa, Minha Vida, coordenado pelo presidente da Cohapar, Rafael Greca, aprovou na terça-feira (30) a implantação das primeiras casas do programa em Irati, Sudeste do estado. O contrato de viabilidade para a implantação de 437 moradias no município será assinado na próxima semana, em Irati, com a prefeitura, Caixa Econômica Federal e Companhia de Habitação do Governo do Paraná (Cohapar).

continua após a publicidade

O terreno foi doado pela Cohapar que, em parceria com a Caixa, coordena o programa no estado, por determinação do governador Roberto Requião. A expectativa é de que mais 1.351 unidades sejam anunciadas nos próximos dias, em 10 municípios, assim que os terrenos sejam liberados pelos setores da área ambiental e legalmente repassados ao programa, que no Paraná construirá 44 mil casas.

Do total de unidades, 189 casas serão para famílias com renda mensal de 1 a 3 salários. Cada moradia terá 35m², de acordo com o estabelecido pelo programa do Governo Federal. As demais unidades serão destinadas para quem recebe de 3 a 10, com casas que variam de 55 a 63 m².

“O contrato tríplice entre Cohapar, municípios e Caixa Econômica Federal, que habilitou estas primeiras casas de Irati servirá de modelo para todas as cidades onde a Cohapar possui áreas. A nossa intenção é avançar e conseguir aprovar o maior número de casas possíveis”, disse o presidente da Cohapar, Rafael Greca.

continua após a publicidade

O superintendente da Caixa, Arilson Bittencourt, que também coordena o comitê, enfatizou a importância das reuniões para que o projeto se transforme em canteiro de obras. “Passamos pelo processo de análise preliminar da Cohapar, passamos pelo processo de análise da CEF e agora estamos montando os projetos urbanísticos de cada um dos empreendimentos”.