Para alcançar a meta do Programa Mata Ciliar de plantar 90 milhões de árvores às margens dos rios, o governo do Estado reestruturou os 20 viveiros do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Até 2003, eram produzidos três milhões de mudas anualmente nestes viveiros. Já em 2007, serão dez milhões, o que representa aumento de mais de 300%. O programa é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e executado pelo IAP.

continua após a publicidade

Também foram adquiridos outros 412 viveiros, modernizados, que foram entregues a parceiros do programa – como municípios, colégios agrícolas, Sanepar, Apaes, centros de adolescentes em conflito com a lei, penitenciárias, instituições públicas e privadas – para descentralizar a produção. Juntos estes viveiros produzem, em média, 15 milhões de mudas por ano.

?Se somarmos todos os viveiros ligados ao Programa Mata Ciliar, são produzidos 25 milhões de mudas em todo o Estado a cada ano. Oito vezes mais do que era produzido no mesmo período antes da criação do programa, há quatro anos?, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

?Até 2003, eram produzidos dois milhões de mudas de espécies exóticas, como pinus e eucalipto, e apenas um milhão de árvores nativas. Hoje, 100% da produção é de espécies nativas. Se comparássemos à produção de nativas até 2003 com o que produzimos somente nos viveiros do IAP atualmente, já seria um aumento de 1.000%?, acrescentou o secretário.

continua após a publicidade