O Programa Mãe Curitibana venceu a etapa nacional da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) e representará o Brasil na fase continental do concurso, em Washington, nos Estados Unidos. O prêmio e o certificado de representação serão entregues no próximo dia 23, em Brasília.

continua após a publicidade

“Esse prêmio nos deixa muito feliz porque o programa, implantado há 12 anos, é reconhecido pelos curitibanos e modelo nacional. E o mais importante, fez com que Curitiba tenha a menor taxa de mortalidade infantil entre as capitais brasileiras”, disse o prefeito Luciano Ducci.

O concurso faz parte da estratégia da Organização Mundial da Saúde (OMS) para estimular o cumprimento de quatro dos dez Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, no período 1990-2015: redução da mortalidade infantil e materna, diminuição da transmissão vertical do vírus da AIDS, universalização do acesso aos meios de saúde reprodutiva e igualdade de gêneros.

“O Mãe Curitibana busca naturalmente essas metas ao garantir o melhor pré-natal que uma gestante pode ter e com a participação do seu companheiro, além de atenção ao parto e pós-parto e programa de planejamento familiar”, observa o prefeito. O programa foi escolhido por um júri formado por representantes de sete organizações e foi considerado o melhor na categoria estatal.

continua após a publicidade