Programa faz prevenção de doenças no Estado

Campo Mourão, Francisco Beltrão, Pitanga e Santa Terezinha do Itaipu foram credenciadas pelo Ministério da Saúde (MS) a receber mais 33 equipes da Saúde da Família, 303 agentes comunitários e 40 equipes da Saúde Bucal. Todos irão complementar o Programa Saúde da Família (PSF) no Estado. O trabalho das equipes consiste na prevenção de doenças, monitoramento da saúde bucal, pressão arterial, exames pré-natais, atendimento a pacientes de cama, além da aplicação de injeções e troca de curativos.

A equipe de reportagem de O Estado acompanhou o trabalho realizado por uma equipe de Saúde Bucal da Unidade de Saúde do Capanema, em Curitiba. ?Acredito que o trabalho dos médicos é muito importante para nós, muitas vezes não temos condições e nem tempo para marcar consultas e ser avaliado pelo médico. Eles já acompanham o Cauã desde o nascimento e, hoje, a dentista veio avaliar os dentinhos dele que já estão nascendo?, conta a moradora da Vila das Torres, Andressa Batista da Silva, 19 anos. Durante a consulta, Andressa foi orientada pela equipe a marcar uma consulta na unidade de saúde próxima a sua casa.

O Paraná conta hoje com 1.607 equipes do PSF que atuam em 379 cidades do Estado. ?O aumento das equipes do Programa Saúde da Família representa uma grande melhoria nos atendimentos. Antigamente tínhamos 21 equipes, agora temos 31. Isso garante melhorias na qualidade de vida?, explica a secretária de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu, Sisley Pezzini.

As equipes do PSF são compostas por um médico ou um dentista, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e um agente comunitário de saúde. Este deve, necessariamente, morar na comunidade para poder guiar o restante da equipe nas expedições fora das unidades de saúde.

Os serviços prestados pelo PSF são preventivos. ?As equipes vão às casas, verificam as condições de saúde dos moradores, e, se for o caso, agendam exames na US responsável pela região?, explica a autoridade sanitária da Unidade de Saúde do Capanema, em Curitiba, Elizete Ribeiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo