Levar informações sobre saúde a adolescentes de 24 escolas estaduais e municipais de Curitiba é o objetivo do Ônibus Adolescente Saudável, lançado ontem – dentro do programa Adolescente Saudável (criado em novembro de 2002) – pelas secretarias de Saúde e Educação. O lançamento aconteceu no Parque Barigüi.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto, o ônibus deve servir de instrumento para que adolescentes possam transmitir informações sobre gravidez, drogas, aids e outras doenças sexualmente transmissíveis através da dança, do teatro e da música. "Estamos cadastrando grupos de adolescentes que possuem contato com a arte e oferecendo o ônibus como palco para eles", explicou o secretário.
O investimento no ônibus foi de R$ 200 mil. A expectativa é de que ele contribua com a expansão do Adolescente Saudável, promovendo a multiplicação de ações. Dentro do programa, são desenvolvidas palestras educativas sobre saúde reprodutiva, relações familiares, nutrição e saúde bucal. "O ônibus vai visitar primeiro as escolas e comunidades onde existem maiores riscos à saúde."
Participantes
A inauguração do ônibus contou com a participação da coordenadora de saúde do adolescente e do jovem do Ministério da Saúde, Tereza De Lamari, e da representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier. Tereza valorizou a iniciativa. "É uma boa idéia que pode ser adotada em outros municípios", afirmou.
Já Marie-Pierre, além de parabenizar a capital pela preocupação com os adolescentes, elogiou o programa Mãe Curitibana. "Curitiba possui programas na área de saúde que chegaram a resultados bastante impressionantes. São ações muito positivas", destaca.