Cerca de oito mil estudantes de escolas de Curitiba e da Região Metropolitana participaram ontem da formatura do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Mantido pela Polícia Militar, o programa atinge neste semestre a marca de 302 mil crianças formadas desde que foi criado, em julho de 2000.
Durante os meses de junho e julho estão programadas formaturas nos 164 municípios atendidos pelo programa. “O que fazemos é orientar as crianças para que elas se sintam seguras na hora de tomar uma decisão. Estando com a auto-estima reforçada, elas saberão dizer não às drogas e à violência”, ressaltou o coordenador estadual do Proerd, coronel João Luis Zilli Porcides.
A festa de formatura foi realizada no quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Curitiba. Os estudantes da 4.ª série do ensino fundamental, com idades entre 9 e 12 anos, lotaram o pátio e cantaram a música tema do programa. Como parte da cerimônia, eles se comprometeram a não se envolver com drogas e a se manter distante, de todos os tipos de violência. Até quem ainda não tem idade para participar das aulas esteve presente. João Jorge de Oliveira Modesto Pereira da Silva, estudante da 3.ª série do Colégio Adventista Bom Retiro, espera ansioso passar de ano para poder receber as aulas do Proerd. “Ele vai me ajudar a ter um futuro melhor”, disse o menino.
A formatura é a última das 17 lições do programa. Durante um semestre letivo, os estudantes têm uma aula com duração média de 50 minutos por semana. É nesse período que o policial militar fardado está com eles na sala de aula. Os instrutores do Proerd são treinados para a atividade, e se tornam uma referência para os alunos. O Proerd é um programa de orientação, aplicado em 58 países, tendo atendido 36 milhões de estudantes em todo o mundo.