Aconteceu ontem, em Curitiba, uma assembléia dos professores da rede estadual. A reunião foi dividida em duas partes: a primeira deliberou sobre assuntos administrativos, como a prestação de contas de 2007 e o orçamento para 2008. A segunda discutiu as negociações salariais com o governo do Estado e as propostas de mobilização para o mês de abril.

continua após a publicidade

O presidente da APP Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná, José Lemos, adiantou que os educadores devem fazer uma mobilização no dia 23 de abril, durante a semana da educação. ?Os professores devem dar apenas 30 minutos de aula e, em seguida, ir às ruas em todas as cidades do Paraná?, diz. Em Curitiba, a mobilização deve acontecer no Centro Cívico, onde será dada uma aula simbólica.

Na última terça-feira, representantes dos professores se reuniram com o governo estadual para discutir um reajuste acima dos 5% de perdas inflacionárias, propostos inicialmente. Os docentes pretendem um aumento de mais 38,57%.

Na reunião, foi apresentado um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) indicando que o governo tem condições para conceder esse reajuste. O governo comprometeu-se a responder no dia 8 de abril. Mas a mobilização do dia 23 de abril deve acontecer, independente da resposta do governo, segundo Lemos.

continua após a publicidade