Para facilitar a vida dos candidatos, a organização do concurso para professores da rede estadual de ensino decidiu não aplicar as provas objetivas num único local, e sim em 14 cidades. Os testes serão realizados em municípios no litoral e do interior do estado, além de Curitiba.
O concorrente fica sabendo onde vai fazer a prova já no momento da inscrição. No preenchimento da ficha – via internet, no site www.cops.uel.br -, o professor opta em qual dos 32 núcleos regionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed) pretende lecionar.
Por exemplo: se o candidato decidiu pelos núcleos de Guarapuava, Ibaiti e Laranjeiras do Sul, ele vai fazer a prova em Guarapuava. A relação completa dos núcleos e das cidades em que serão aplicados os testes objetivos também está no site www.cops.uel.br.
As inscrições para o concurso foram abertas no último dia 5, e se encerram no dia 27 deste mês. Para se inscrever, o interessado acessa o site www.cops.uel.br, obtém o boleto e paga o valor (R$ 60) nos bancos ou nas lotéricas credenciadas pela Caixa Econômica Federal. A avaliação de títulos (para quem trabalha ou trabalhou no serviço público) será entre os dias 8 e 10 de novembro. Já as provas objetivas ocorrerão no dia 5 de dezembro, a partir das 8h30 para algumas disciplinas e às 14h30 para outras. A lista com o detalhamento dos horários está disponível na internet.