Na manhã desta sexta-feira (29), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (APP-Sindicato) realizou uma manifestação com cerca de três mil pessoas, entre professores e funcionários do ensino público do estado. Os manifestantes se reuniram na Praça Santos Andrade por voltas das 9h da manhã e de lá saíram em passeata.
Ainda na praça, os representantes do sindicato discursaram. Entre eles, Isolde Benilde Andreata, que era a presidente do sindicato em 1988, ano do fatídico confronto entre a polícia e os professores. Por fim, o atual presidente, José Rodrigues Lemos, acompanhando por mais representantes, entrou no Palácio Iguaçu para negociar um aumento salarial de 10% para a categoria.
A passeata passou pelas ruas Marechal Deodoro, Marechal Floriano, e depois seguiu pela rua Cândido de Abreu em direção à sede do governo estadual. Além de Curitiba, mais 12 cidades, em todo o interior do Paraná, realizarão manifestações.
Há 20 anos, mais precisamente no dia 30 de agosto de 1988, os professores que protestavam por melhorias profissionais tiveram que enfrentar a violência da polícia. Tanto tempo depois, a fato ainda é relembrado pela categoria como o “Dia de Luto e de Lutas dos Trabalhadores em Educação Pública”.