Em votação

Professores municipais de Curitiba decidem cancelar greve

Os professores da rede municipal de ensino de Curitiba suspenderam ontem o indicativo de greve. Em votação realizada durante a noite, a categoria avaliou que ocorreram avanços na negociação com a prefeitura e que não faz sentido começar uma paralisação no dia 8 de abril, como estava agendado. Após encerradas as negociações, uma nova assembleia deve ser feita no fim do mês.

A prefeitura informou que uma nova reunião com Sindicato dos Servidores Municipais do Magistério de Curitiba (Sismmac) vai acontecer na segunda-feira, para definir os critérios para o enquadramento de professores e pedagogos no novo plano de carreira.

A reclamação da categoria é de dificuldades para obter informações sobre suas progressões baseadas no novo plano de carreira da categoria, com o uso do simulador criado pela prefeitura. A ferramenta projeta como ficará a carreira de cada docente. Porém, segundo o sindicato, apontava para perda de direitos já previstos no plano, definido em conjunto com a administração municipal em novembro de 2014.

Na reunião de ontem, a prefeitura convidou os membros do sindicato para participar da definição sobre o enquadramento da categoria e, com isso, elaborar um decreto para especificar essas decisões. A proposta é de que o enquadramento da categoria seja feito por tempo de serviço na carreira e trajetória individual de cada servidor. Sobre os problemas com o simulador, a prefeitura informou que outra reunião será realizada na terça-feira, para finalizar os testes da ferramenta.

A diretora do Sismmac, Andressa Fochessato, avalia como positiva as alternativas apresentadas pela prefeitura até agora. “O diálogo está em avanço, mas mantivemos o estado de mobilização. A tendência é que nós consigamos reorganizar o simulador de modo que contemple as mudanças no nosso plano de carreiras”, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna