A APP-Sindicato, entidade que representa os professores da rede estadual, entrou ontem com uma petição do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) solicitando audiência de conciliação entre a categoria e o governo do Paraná. O sindicato informou ao tribunal sobre a impossibilidade cumprir a liminar que determina a volta ao trabalho dos professores do terceiro ano do ensino médio e de 30% dos funcionários administrativos.

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Segundo a secretária de finanças da APP, Marlei Fernandes, a impossibilidade ocorre porque “o governo precisa dizer quais os professores que devem retornar às salas de aula”. O sindicato ainda pede que a multa fixada em caso de descumprimento da decisão seja retirada até que o estado cumpra com os pedidos.

Nos próximos dias, a APP-Sindicato deve entrar com uma ação para derrubar a liminar. Sobre a assembleia agendada para as 8h30, no estádio da Vila Capanema, Marlei diz que, até o momento, o posicionamento do comando de greve é pela continuidade do movimento, que já dura 24 dias.
O envio da petição ao TJ-PR foi decidido pelo Comando de Greve do sindicato. O grupo avaliou que, como o governo Beto Richa (PSDB) judicializou a negociação ao entrar com o pedido de liminar, é necessário recorrer à Justiça para que ela seja mediadora dos próximos debates.

Fura-greve

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Quase todas as escolas do Paraná estão sem aulas. Uma, em Curitiba, entretanto, retomou as atividades: a Escola Nossa Senhora de Salete, no bairro Jardim Social. A direção da escola informou que a decisão foi tomada após anúncio da Secretaria de Educação do Paraná (Seed) de que as negociações haviam se esgotado com a categoria. A APP-Sindicato diz que os professores e funcionários administrativos da escola sofreram pressão para retornar às aulas por parte da direção. “O diretor da escola é um dirigente orgânico do PSDB, por óbvio houve pressão sobre os servidores”, disse Nádia Brixner, secretária do sindicato.

Pesquisa

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Um levantamento da plataforma mobile PiniOn, que ouviu 196 pessoas no estado, aponta que 98% considera justa as reivindicações dos professores. A pesquisa aponta ainda que 81% acreditam que a situação pode alterar o calendário letivo de 2015. 52% estão sendo afetados pela greve e moram com ao menos uma pessoa que está sem aulas. 19% participaram de algum ato em apoio à greve.