Os professores da rede estadual de ensino que participam do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) devem retornar amanhã à formação continuada.
A decisão é do juiz substituto convocado do Tribunal de Justiça do Paraná, Rogério Ribas, da 5ª Câmara Cível. Ele concedeu liminar a favor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Paraná (APP-Sindicato), no final da tarde da última sexta-feira, suspendendo resolução da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
A medida do governo estadual veio no início da semana passada, chamando todos os professores que estão no PDE para retornarem às salas de aula. O objetivo era cobrir a falta de docentes e terminar o ano letivo conforme calendário estabelecido.
“Não vimos a necessidade da Seed tomar esta medida. Os professores entraram no PDE em agosto e desde então há professores substitutos. O problema foi a decisão do governo de bloquear as novas contratações e não existe outra alternativa”, comenta a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho. A Seed deve se pronunciar amanhã.