Protesto

Professores estaduais paralisam atividades em todo o estado

Os professores e funcionários da rede estadual de ensino de todo o Paraná paralisaram as atividades nesta quarta-feira (19). A greve deve estender-se por 24 horas, afetando milhares de estudantes. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (App-Sindicato), o movimento atende resposta da categoria em assembleia realizada no último dia 22 de fevereiro.

Reivindicações

A categoria reivindica a aplicação dos 33% de hora-atividade na jornada do magistério e o pagamento de avanços em atraso para professores (as) e funcionários (as). Na soma, o acumulado chega a mais de R$ 100 milhões. Em Curitiba, os professores se reuniram, às 9h,  na Praça Santos Andrade, quando seguiram em passeata  rumo ao  Palácio Iguaçu, para pressionar por uma reunião com o governador Beto Richa (PSDB).

Outra versão

O governo contradiz a versão dos professores. Em nota oficia, a Secretaria de Estado da Educação alega que “desde 2011, o Governo do Paraná tem implementado ações de melhorias e valorização dos profissionais da educação, como a equiparação salarial da categoria com os demais servidores de nível técnico do executivo e aumento salarial acumulado de 50,16%, em menos de três anos”.

Progressão salarial

Segundo o governo, será implementada ainda na folha de pagamento a progressão para os professores. Isso representara investimento na ordem R$ 8 milhões por mês em melhoria salarial para os professores. Em maio, deve começar o pagamento das parcelas de 2013 das progressões e promoções de professores e, também, de outros funcionários da rede estadual da educação que têm direito ao benefício.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo