A dois dias da assembléia geral dos professores das escolas estaduais, marcada para sábado em Curitiba, a Secretaria da Educação e a direção da APP-Sindicato ainda não chegaram a uma proposta de consenso.
A reunião entre o secretário da Educação do Paraná, Maurício Requião, e a Associação dos Professores do Paraná (APP) se estendeu por todo o dia de ontem, em discussões sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários e até o fechamento desta edição nada ainda havia sido definido.
A APP não aceitou a contraproposta do Estado durante a reunião de terça-feira, e o impasse continuou. Segundo o professor Luiz Carlos Paixão, um dos integrantes da APP na reunião de ontem, as avaliações das propostas apresentadas pela secretaria iniciadas à tarde devem continuar hoje pela manhã. “Nós ainda estamos analisando as súmulas apresentadas pela secretaria. As negociações vão prosseguir, mas não está nada definido”, diz.
A Comissão de Educação da Assembléia Legislativa convocou para as 11h uma nova reunião para continuar as discussões. O encontro será realizado no plenarinho da Assembléia Legislativa. O presidente da comissão, Tadeu Veneri (PT), convidou diretores da APP-Sindicato, a Secretaria da Educação e representantes das entidades de pais e alunos para participar do debate. Uma das divergências que está travando as negociações é a diferenciação que o governo está fazendo entre professores da ativa e aqueles que já estão aposentados.