continua após a publicidade

A proximidade das festas de fim de ano está gerando um grande movimento nos salões de beleza de Curitiba. Em alguns estabelecimentos, o número de clientes chega a aumentar até 80%, fazendo crescer o faturamento de proprietários e o salário dos funcionários.

Nesta época do ano, os serviços mais procurados costumam ser cabelo (tanto feminino quanto masculino), maquiagem, mãos e pés. "Os tratamentos estéticos – como os realizados para estrias e celulites – deixam de ser tão procurados", afirma a proprietária do salão Torriton, no Batel, Maria Lúcia Vialli.

Para melhor atender os clientes, os funcionários do salão acabam realizando turnos de trabalho maiores e não tiram férias no mês de dezembro. O salão também contrata uma equipe adicional de manobristas, garçons e recepcionistas. Todos os anos, cerca de doze pessoas são chamadas para serviços temporários.

continua após a publicidade

Nos salões Marli, localizados nos bairros Bacacheri e Batel, além de recepcionistas, também são chamados cerca de vinte cabeleireiros e manicures temporários. Muitas vezes, após o período de festas, eles acabam trabalhando definitivamente nos estabelecimentos. "Dezembro é o mês de maior movimento nos salões", comenta a proprietária Marli Minatti. "O número de clientes começa a aumentar a partir do dia 15. Até dia 24, os salões ficam lotados. Depois, muita gente viaja e o movimento já volta ao normal."

Na semana anterior ao Ano Novo, as pessoas costumam procurar mais os salões para depilação, mãos e retoques na tintura dos cabelos, mas o movimento já é bem menor.

continua após a publicidade