A procura dos adultos por cursos de alfabetização vem crescendo em Curitiba e região. Assim como também vem aumentando a busca por empresas que estão interessadas em oferecer educação para seus funcionários. A constatação é do Centro Integrado de Educação para Jovens e Adultos Professor Sebastião Nascimento Filho.
Segundo a diretora comercial da entidade, Maria Conceição Tomazi, desde maio a procura por alfabetização teve um aumento muito expressivo. Porém, maior ainda foi a busca por aulas presenciais, o que demonstra um novo perfil de aluno, ?que procura não só o nivelamento escolar, mas a busca do conhecimento?. Pela legislação, para concluir o ensino fundamental e o ensino médio o aluno precisa de 120 horas para cada modalidade, sendo obrigatória a presença por pelo menos 3h semanais. De acordo com Maria Conceição, a grande maioria dos alunos já trazem um conhecimento não formal, e buscam na alfabetização uma complementação desse conhecimento.
A mesma mudança de postura tem sido observada na classe empresarial. Segundo a diretora, muitos empresários estão disponilizando horários nos locais de trabalho para os funcionários estudarem. Ela entende que isso demonstra que eles estão mudando a visão sobre seus colaboradores. No Brasil, os analfabetos representam um contingente de 33 milhões de pessoas, dos quais 16 milhões têm mais de 15 anos.