Quem necessita dos serviços do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) começa o ano de 2009 tendo que enfrentar longas filas. Até o final de dezembro, o órgão estava sendo bastante procurado por pessoas que queriam tirar a primeira habilitação antes que começasse a valer a Resolução 285, que começou a vigorar dia primeiro e aumenta a carga horária das aulas práticas e teóricas. Agora, o serviço mais buscado tem sido a renovação da carteira. A espera por atendimento e para realizar todos os procedimentos necessários, para quem consegue a senha, é em média de três horas.

continua após a publicidade
Ciciro Back
Amanda Nascimento conseguiu senha, mas não escapou da fila.

Ontem de manhã, em Curitiba, o movimento era grande nas unidades do Tarumã, do centro e da Vila Hauer. Na unidade central – localizada na Rua João Negrão e onde são distribuídas 300 senhas para habilitação e outras 300 para foto – foram verificadas filas antes do início do horário de atendimento, que é às 8h. “Para conseguir uma senha para minha esposa, que precisa renovar a carteira, cheguei às 6h da manhã e já encontrei uma fila grande. O atendimento no Detran está muito complicado. Acho que poderia ser mais ágil e fácil à população”, comentou o aposentado Abraão Pinheiro.

O empresário Nestor Congarato chegou ao Detran do centro às 8h20 e já não conseguiu senha. “Minha carteira venceu no último dia 28 e ainda não consegui renová-la. Agora, vou ter que voltar para casa e vir outro dia, ainda mais cedo, para conseguir ser atendido. Está complicado fazer a renovação”, afirmou.

Na unidade do Tarumã – onde são distribuídas 300 senhas para habilitação, 600 para foto e 200 para veículo – a atendente comercial Amanda Carla Somarriba do Nascimento chegou cedo e conseguiu uma senha. Mesmo assim, teve que encarar uma fila grande para conseguir ser atendida. Ela buscava a primeira habilitação. Porém, como deu entrada no procedimento na última semana, não estava sujeita à Resolução 285. “Consegui uma licença no trabalho para poder vir fazer a carteira, pois já sabia que iria perder grande parte da manhã aqui no Detran”, disse.

continua após a publicidade

Na Vila Hauer, são distribuídas 300 senhas para foto, 300 para habilitação e 200 para veículo.

Férias

Segundo a assessora da diretoria de operações do Detran-PR, Sônia Cabral, o movimento tem sido grande principalmente devido às férias de início de ano, quando muita gente procura fazer a renovação da carteira de habilitação para poder viajar. “Acreditamos que os atendimentos devam voltar à normalidade apenas após o Carnaval”, informou. Para minimizar os transtornos, a dica é dar entrada no processo pela internet, no site www.detran.pr.gov.br, e já chegar em uma unidade do Detran-PR com a taxa de renovação quitada.

continua após a publicidade

No ano passado, em todo o Paraná, foram realizadas 534.195 renovações de habilitações e foram fornecidas 406.191 novas carteiras.