O balanço das ações desenvolvidas pelos Procons no Paraná será um dos temas do Encontro Estadual de Defesa do Consumidor, que será realizado em Curitiba, nesta quarta e quinta feira (28 e 29). Também serão discutidos palestras e debates, voltados à uniformização de procedimentos relacionados a processos administrativos; análise de novos mecanismos para dar mais agilidade nos atendimentos ao consumidor, campanhas de esclarecimento e orientação quanto a direitos e deveres de consumidores e fornecedores em relação ao Código de Defesa do Consumidor.
O evento, promovido pelo Procon/PR, será realizado no auditório da Secretaria da Justiça e da Cidadania, com a participação de dirigentes e representantes dos órgãos municipais de defesa do consumidor. Será uma reunião de trabalho, com o objetivo de discutir os problemas comuns aos órgãos e consolidar uma agenda para o próximo ano. O secretário da Justiça, Jair Braga Ramos, e a coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro, farão a abertura do evento.
Para a coordenadora estadual, esta também será uma oportunidade para a discussão das questões relacionadas à telefonia fixa e filas de bancos, problemas que figuram em primeiro lugar em todas as Coordenadorias de Defesa do Consumidor e que afetam diretamente o consumidor.
Atualmente são 42 Procons municipais no estado do Paraná. Destes, 14 já integram o ?Programa DPC?, um sistema que conecta on-line os órgãos municipais à Coordenadoria Estadual, e que permite dar maior rapidez aos processos administrativos, possibilita o intercâmbio de informações técnicas e jurídicas.