Os motoristas que trafegam pela Linha Verde Norte, antiga BR-476, precisam tomar cuidado ao atravessar o viaduto sobre a Avenida Affonso Camargo, em Curitiba. As muretas de proteção do lado esquerdo da pista sentido Atuba foram danificadas com acidentes e caíram com os impactos. Praticamente não há mais muretas no local. Na pista sentido Pinheirinho, existe apenas um ponto onde as muretas estão com problemas, quase caindo sobre a pista.

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Somente neste ano foram registrados três acidentes no local. Em 14 de abril, um veículo Gol se envolveu em um acidente com outros três automóveis. Ele bateu na mureta de proteção, que não suportou o impacto. O Gol caiu do viaduto da Linha Verde e foi parar entre as avenidas Maurício Fruet e Affonso Camargo. A altura é de cerca de cinco metros. Os dois ocupantes do carro ficaram feridos.

Em 06 de junho, uma caminhonete Montana caiu do viaduto ao perder o controle do carro. O motorista ficou ferido e não conseguiu sair do carro. Ele foi retirado após intervenção do Corpo de Bombeiros. O condutor teria sido fechado por outro veículo no viaduto.

No último dia 26 de agosto, um carro ficou preso pela mureta de proteção e por pouco não caiu na Avenida Affonso Camargo. O acidente afetou a tubulação de água que passa pelo viaduto, causando desabastecimento na região. O condutor também teria perdido o controle do veículo em cima do viaduto.

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Perto do viaduto há uma placa anunciando a ampliação da estrutura, como parte da implantação da Linha Verde Norte. Frequentemente os motoristas que passam pelo local estão acima da velocidade permitida. “Está muito perigoso andar por ali. Sou ciclista e passo com frequência no viaduto. Nós ouvimos dizer que não vão arrumar isto agora, que vão esperar as obras da Linha Verde”, conta Jorge Yanzen Milhorato, que mora na região.

Cleber Maenchen, que trabalha na oficina do pai dele em uma rua marginal à Linha Verde Norte, conta que os acidentes no viaduto se tornaram rotina. “Os acidentes estão direto aqui. É um perigo do jeito que o viaduto está. O asfalto também está ruim e é fácil perder o controle”, afirma.

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A Prefeitura de Curitiba informou, por meio de assessoria de imprensa, que não é possível fazer um paliativo e construir muretas provisórias. Seria necessária a recuperação da estrutura do viaduto, que já está programada dentro das obras da Linha Verde Norte. Por isto, pede aos motoristas que redobrem a atenção no trecho enquanto não começa a revitalização.

De acordo com a Prefeitura, se não chover demais, as obras que estão sendo realizadas na marginal da pista sentido Pinheirinho devem terminar até a primeira quinzena de outubro. O tráfego todo será desviado por esta via para que comecem as obras na Linha Verde propriamente dita. Elas terão três frentes: a recuperação do viaduto sobre a Avenida Affonso Camargo e duas trincheiras para as ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães, que formarão um binário.

A estrutura do viaduto será recuperada e ampliada, com três pistas em cada sentido da Linha Verde, além da canaleta central para o transporte coletivo. Será construída uma estação-tubo sobre o viaduto e escadas para acesso a Avenida Affonso Camargo, onde será instalada outra estação-tubo, permitindo a baldeação entre linhas diferentes.